quinta-feira, 19 de novembro de 2009

deborah kerr & peter viertel




fiquei muito surpresa quando descobri, ontem, que o segundo marido da debora kerr tinha sido o peter viertel, filho da salka viertel, uma das melhores amigas (e mais exóticas) da greta garbo.

peter era o mais velho dos três filhos de salka, atriz e escritora nascida no império austro-húngaro, e do também escritor e diretor austro-húngar berthold viertel - os dois fugiram de hitler indo para os eua. veterano da segunda guerral mundial, peter publicou seu primeiro romance aos 18 anos, obtendo muitas críticas positivas. por ocasião do divórcio com sua primeira esposa, jigee, peter começou a escrever roteiros para hollywood, precisando da grana. ele cresceu em meio a artistas e pensadores como bertol brecht, thomtas mann e a própria garbo.

para ler mais sobre a vida dele e alguns episódios, recomendo essa matéria do NYT, por ocasião da morte do viertel. o que me chamou atenção pra história, além da relação com a inefável salka, foi o fato de que ele faleceu, de linfoma, 20 dias depois da deborah (que faleceu por complicações decorrentes do mal de parkinson). eu que acho meio chocante o johnny cash ter morrido alguns meses após a june e tals. kerr e viertel foram casados por 47 anos.

pensei na deborah também porque vi A UM PASSO DA ETERNIDADE, do famoso beijo abaixo, essa semana. deborah largou o cinema no final da década de 60, botando a culpa na violência e no sexo que começaram a invadir a sétima arte, o que eu acho uma gracinha (para uma senhora inglesa nascida em 1920 e tals), apesar de ser uma bobagem, mas voltou para fazer algumas coisas na tv na década de 80.


(e esse titulo sensacional das memórias da salka? THE KINDNESS OF STRANGERS)
(para ler a primeira página - e no site tem mais coisas - de white hunter, maior sucesso do viertel, vá aqui)