domingo, 11 de março de 2007

novos filmes

é demais pra mim. kaufman trabalhando num novo filme, que ele vai dirigir porque o spike jonze está ocupado. no elenco, além do protagonista philip seymour hoffman, estão samantha morton, catherine keener e tilda swinton. genial! o filme, chamado synecdoche, new york vai ser a estréia de kaufman na direção. link no imdb: http://imdb.com/title/tt0383028/

catherine keener esteve em being john malkovich e adaptação, de passagem

tilda, sempre ótima.

samantha morton

comentários sobre o roteiro:

Synecdoche vai fazer Adaptação e Brilho Eterno parecerem filmes industriais educacionais. Ninguém jamais escreveu um roteiro como este. É questionável se o Cinema é até mesmo capaz de lidar com o peso temático e narrativo de uma história ambiciosa assim,” declarou o colunista Jay A. Fernandez, do Los Angeles Times, sobre o roteiro do filme de estréia de Charlie Kaufman na direção.

O protagonista (a ser interpretado por Philip Seymour Hoffman) é um diretor de teatro que pensa que está morrendo. Isso o faz repensar seu relacionamento com o mundo, a arte e as mulheres de sua vida. Segundo Fernandez, a história é, na verdade, “um épico violento, penetrante e metafísico que de algum jeito consegue ser universal de uma forma extremamente pessoal.” O colunista continua: “Ele contém com segurança as invenções visuais maravilhosas de Kaufman, personagens complexos, conversas idiossincráticas e prazerosas elaborações de tramas, mas o impacto coletivo disso vai deixar você sem fôlego.” (tirado do cinema em cena)


tá bombando, ein?


já o do spike (ai, spike; não faço segredo de que meu kaufman preferido é adaptação, seguido de quero ser john malkovich, ou seja, acho que o spike sabe mais das coisas que o gondry) se chama where the wild things are, também só vai dar as caras lá pra 2008 e é a adaptação de uma estória infantil; é engraçado que duas das atrizes que estarão em seu longa estão no filme do kaufman, que são a michelle williams e a catherine keener. vi em alguns lugares que será live action. a michelle vai contribuir com a voz, assim como o forest whitaker, o paul dano. já catherine irá aparecer (segundo o imdb).


do livro, que conta a estória de um mundo mágico imaginado por uma criança de castigo


michelle williams


isso lembra também que o gondry fez um filme que parece lembrar muito o brilho eterno. o nome é the science of sleep, escrito e dirigido por ele. vi o trailer no youtube (veja você também) e achei tão dejá vù que foi um pouco disgusting. e graças a deus não sou gael groupie; da charlotte não posso dizer o mesmo :)

enredo: following the death of his father in mexico, stéphane miroux (gael garcia bernal), a shy insecure young man, agrees to come to paris to draw closer to his widowed mother christine. he lands a boring job at a calendar-making firm and falls in love with his charming neighbor stéphanie (charlotte gainsbourg). but conquering her is no bed of roses for the young man and the only solution he finds to put up with the difficulties he is going through is escape into a dream world...

assim, gosto do brilho eterno e tudo e até acho que vou gostar desse aí também. só um tiquinho overrated?


pôster do filme, cujo título original é em francês, la cience des rêves


gael e charlotte


charlotte tá bombando agora, pós 5:55. protagonizou o elogiado nuovomundo, da diretora italiana emanuele crialese, e tem outros dois filmes interessantes encaminhados. um projeto do diretor todd haynes sobre a vida de bob dylan, com vários atores fazendo o papel do músico (christian bale, richard gere, cate blanchett, heath ledger etc), um para cada "fase". o filme se chama i'm not there e ainda conta (novamente!) com a michelle williams (vida séria pós- brokeback mountain, hã? ainda está na cinebiografia sobre as irmãs brontë) e a julianne moore. a charlotte faz o papel da sara dylan. o outro filme é um drama baseado em um livro, city of your final destination, com o anthony hopkins e a laura linney, no qual ela parece ter um papel menor.

cate blanchett como bob dylan

nuovomundo, filme de 2006