quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

pop sueco

Em certo momento de uma de suas mais belas canções (e são muitas) The Cold Swedish Winter, Jens Lekman canta:

When people think of Sweden
I think they have the wrong idea
like Cliff Richards who thought it was just
porn and gonorrhea


And Lou Reed said in the film
"Blue in the face"
that compared to New York City
Sweden was a scary place

O que vêm à minha cabeça quanto penso na Suécia? Geralmente cinema, atrizes (duas em especial, claro, Bergman e Garbo), mulheres loiras e bonitas pulando muito na Copa do Mundo (clichê) e, bom, acho que só. Até um tempo atrás era isso. Até que caiu no meu colo, de repente, uma avalanche de excelentes bandas e artistas de música pop suecos. Caiu no colo é maneira de dizer, muitos tive que correr atrás, claro, mas a porta que se abriu para mim foi muito algo do acaso. Percorri um desses caminhos casuais, que seguimos mais pelo tédio às vezes, sem saber se vai ter algo interessante no final...
Um dia vi no orkut de uma garota um about que achei interessante, não por ser legal, cool ou inteligente. Mas porque parecia um pouco desmedido que aquilo fosse um about de alguém e era um pouco óbvio que deveriam ser versos de uma música. Eram eles:
They say your middle name is trouble
But I know it's Caroline
They say you
remind them problems
But I think you look like Audrey
Coloquei no Google e tal e daí descobri que era de uma banda sueca chamada Acid House Kings e fiquei curiosa pra ouvir. Por um acaso, ao procurar sobre a banda no Last Fm vi que essa faixa era uma daquelas que dá pra ouvir de graça no site. Adorei a música. Tão suave, a cantora com uma voz tão bonita, e logo já estava baixando o cd da banda que contém a música, Sing Along With Acid House Kings. Indie pop de qualidade, uma puxada pro twee, assisti uns clipes no youtube e já estava adorando a Julia Lannerheim, a vocalista, toda alta, sueca e desajeitada.
Do Acid House Kings dei o pontapé inicial pra descobrir as bandas indie pop suecas, ou simplesmente suecas. Já conhecia um pouco o I’m From Barcelona, mas não levo tão a sério assim. Descobri o Suburban Kids With Biblical Names, que considero bem melhor; baixei Kent, que tem belíssimo cds em sueco (grande parte das bandas canta em inglês mesmo); Sambassadeur, The Radio Dept., Shout Out Louds (mais rockinho, adorei); aí me bati em Jens Lekman e El Perro del Mar (o ápice). Hello Saferide. Eskobar (muito bom). Hell on Wheels. Peter Bjorn and John. The Concretes. The Knife (synthpop). Todas boas, ainda que em diferentes níveis. Algumas são de partir o coração, outras pra bater palminhas junto, algumas pra dançar etc.
Baixem e aproveitem.
Melhores bandas/artistas: Jens Lekman, El Perro del Mar, Hello Saferide, Shout Out Louds, Eskobar.