sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

top 5 - atrizes contemporâneas

ok. resolvi fazer meu top 5 de atrizes contemporâneas. foi difícil. gosto de várias atrizes (true), mas na hora do top 5 fico hesitando. veja, sei lá, a kristen bell. adoro a kristen bell. ela conseguiu dar personalidade a uma narração; ela pega uma coisa boba como a elle e faz ter algo ali; ela já era veronica mars, com todas sutilezas, no piloto (pensei na lauren graham, que acho uma ATRIZ DO CACETE, e nem ela já era lorelai no piloto). e a drew barrymore, que eu adoro? a rachel weisz, que arranhou ai a lista, a jennifer connelly, que sempre gostei, a chloe sevigny e a hillary swank. etc.

mas vamos lá.

1) O primeiro lugar é muito fácil e também muito destacado: para mim, a NAOMI WATTS só fica atrás da ingrid bergman (mix aqui a lista das classics). Acho fácil a atriz atual que mais dá grandes atuações na brinks, tipo uma atrás da outra (e sim, o oscar de 2003 fiquei putíssima quando a theron ganhou por MONSTER e ainda ganhou da Naomi que tinha destruído em 21 gramas e ainda tava imaginando que a Academia ia fazer a retroativa e refletir>>>>>>>>> por que não premiei essa atriz em cidade dos sonhos?). Meu top 3 Naomi seria 1 - Cidade dos Sonhos; 2 - Huckabees; 3 - Painted Veil (o filme é meio BOCEJO mas ela tá demais). Mas sinceramente eu fecho os olhos e não me vem à mente UMA ATUAÇÃO RUIM. Até em filmes SEM INSPIRAÇAO, tipo ned kelly, ela tá ali segurando... E À Francesa? Dá vergonha da Kate Hudson. Stay, fico meio vergonha alheia daquele filme existir, mas A NAOMI TA OU NAO TA BEM???

Assistam essa cena. Isso é tipo melhor argumento.


2) Kate Winslet
OK. Aí vem a Kate Winslet, a única pessoa do mundo que não me deixou triste ao deixar de ser ruiva (em That 70's Show a Donna fica ruiva e o programa desce ladeira abaixo, sem relação, só lembnrando aqui...). a kate faz o estilo "atriz sólida". ela não me arrebata tanto quanto a naomi ou até mesmo, sei lá, a lauren graham costumava fazer ordinariamente em GG ou a Jennifer Garner naquela cena de Alias que eu sempre pago pau nesse blog... Que você prende a respiração e fala: PQP.

Mas again: pega aí em qualquer site a listinha com a filmografia da kate e me diga se tem UMA atuação meia boca. Eu digo que não tem. E a maioria dos filmes tem algo de interessante também. No inicio era meio "hm, essa menina de titanic ta querendo fazer a cult" mas que se foda quem ainda pensa assim (e titanic é um grande filme no qual kate tem mais uma boa atuação.). pegue logo o almas gêmeas... estreia, 19 anos, score... sem mais.

aí ó, cantando e tudo:

3) Sempre fico com preguiça no meio dessas coisas. Vou terminar o top 5 só citando e amanhã, ou quando acordar no humor, mexo mais aqui. A medalha de bronze vai para... JULIANNE MOORE (desculpe não surpreender)

4) Juliette Binoche ou Tilda Swinton? Emily Mortimer? To numas duvidas cruéis aqui. Tava indo de Tilda, mas agora bateu um receio aqui. Em aberto.

5) Kirsten Dunst. Se eu sei que a Kiki tá na lista, porque não tá em quarto e deixou as outras disputarem o lugar que sobrou? Ah. bom. As três são mais atrizes que a Kirsten. A Kelly MacDonnald também. A jennifer Connelly, as que citei lá no início... A Catherine Keener. A Mary-Louise Parker. Não me importa. Os pontos são 1) a Kirsten É uma boa atriz, se num bom projeto, bem dirigida, num papel adequado; 2) ela é a musa da sofia, os filmes da sofia coppola e eu temos o mesmo leitmotiv, creio, então voilà. ainda botaram ela de mary jane (mix gwen né, prefiro na HQ)...