segunda-feira, 31 de julho de 2006

post longo sem muito sentido

já me sentindo mais de férias... é a tendência, né... e aí quando estiver maravilhoso, acaba. bom, já estou tentando dormir mais cedo pq to acordando tarde descontrol. nunca é algo premeditado. eu podia levar meu dia normalmente dormindo às 11, acordando às 8 ou 9. mas, não. eu simplesmente vou girando o fuso, até ir dormir na iminência do nascer do sol e acordar um tanto antes dele se pôr. algumas pessoas são noturnas, afinal... minha mãe não consegue dormir depois de 6 da manhã, não importa o horário que tenha ido dormir, tenho tias que dá 5 horas acordam faça chuva ou sol. meu irmão também acorda cedo sempre, não tanto quanto minhas tias, claro, mas eu acho muito estranho uma pessoa ir dormir tarde e acordar cedo espontaneamente. mas ele geralmente dorme cedo, constrangedoramente cedo, eu diria. até melhorou um pouco, antes era tipo 7 pra 8 horas as pessoas ligavam e júlio já estava dormindo. já que estou divagando mesmo, adiando a ida pra cama, meu pai dorme, sei lá, durante o jornal nacional, ai fica acordando e dormindo a noite toda, vendo filme. geralmente ele fica acordado de madrugada, lá pras 4 horas já está fumando... e joanna tem o soninho regular dela. mais ou menos como o meu em época letiva, indo dormir umas 11 horas, acordando lamentavelmente às 5:30 e depois tentando encaixar quanto sono puder durante o dia.
dormir de tarde já é algo de praxe pra mim. nem lembro quando comecei... tento pensar no colegial, já dormia de tarde... no ginásio também... o pior é que eu não consigo tirar cochilos. lembro de uma colega minha, marina, que dizia que dormia 15 minutos antes de estudar, depois do almoço. 15 minutos! parece piada (e de mau gosto, quando lembro do livro homônimo e de quão irrisório é esse tempo). isso nunca serviu pra mim, primeiro porque demoro MUITO tempo pra pegar no sono, mesmo quando cansada, e 15 minutos eu ficaria me revirando na cama de olhos fechados (às vezes é bom). eu durmo a tarde toda, das 2 às 5, e fico um pouco mole quando acordo. isso me lembra uma pesquisa que acho que vi na trip, falando sobre como não se deve dormir muito de tarde, porque pra voltar à atividade e "se ligar" demora muito. é verdade mesmo, mas o sono é pra desligar, não pra por em stand by... não conheço cochilos voluntários. às vezes, evidentemente, pego no sono no meio de algo e cochilo, mas só assim mesmo.
nem sei mais qual foi o começo disso aqui...estou em um momento de transição de leituras... é decisivo... fico perdida entre muitos livros, esperando algum engatar. estava lendo "vestígios do dia" , de kazuo ishiguro, e foi numa toada só... aí um dia parei. não pensava mais no livro tanto, carregava pra lá e pra cá e não lia uma página... daí me apeguei nas cartas de novo, mas é algo de leitura não-contínua, e pensei "preciso de algo pra ler mais como um romance e tal". aí tem o livro que peguei na biblioteca aqui, e tinha desistido de ler por conta do prazo, mas não devolvi e não voltei a ler... fome, de knut hamsun. os outros não sei como surgiram na lista direito... trópico de câncer de novo... novo fôlego.... uivo....tomas comentou comigo os poemas de caeiro e pensei em retomá-los... sem contar que ele me emprestou um livro, seda. e ainda tenho o do estúpido pra acabar... e os que tinha comprado na banca, anaÏs nin (to achando meio fraco até agora, espero que melhore) e o de fitzgerald, o inacabado "o último magneto" (muito inferior a "o grande gatsby" e "tender is the night", até o presente momento). e virginia, sempre quero algo dela comigo.
tá demais. no momento, henry miller na dianteira.
e agora vou dormir.
it's done, anyway.