domingo, 27 de dezembro de 2009

pequeno comentário sobre avatar

a história é simples, meio um rascunho-apanhadão-arquetípico de um monte de coisa que já foi dita em muitos lugares. li alhures que tem a sutileza de um iceberg afundando o titanic e procede - procede, mas não incomoda tanto. as pessoas tendem a acreditar que o aparato técnico deveria sempre estar a serviço de uma história, mas não sei - o cinema pode ser diferentes coisas. e a história é boba mas capta muito da época - a vergonha da raça, o papo bicho-grilo ambientalista, a mudança de ponto de vista sobre quem são os aliens, de fato... e ainda um ranço de guerras e invasões que marcaram o século passado. por um lado é como se fosse um gigantesco exercício de estilo do james cameron. acho bom que existam coisas como o avatar - e coisas como o lars von trier também, que chega a tentar anular os aparatos técnicos, deixar cenário invisível e tudo o mais. não acho que em essência um seja mais honesto que o outro. e, para ser sincera, muito me diverti em avatar. cortaria uma meia hora de gordura e pronto.

perdoem qualquer incoerência. vi em 3d há pouco e se não tive dor de cabeça, meus olhos doeram e ainda doem muito. tomar uma ducha e dormir. paz na terra (e em pandora).

PS_ avatar me lembra um pouco wall.e porque todos tendem a ver cinicamente o discurso ambientalista - sempre vai parecer algo digno de graça? mas wall.e tem um mais coração, mais sutileza, mais pathos. e aquela coisa da nostalgia, que tá muito passeando por minha cabeça ultimamente, também, graças a um livro...