quarta-feira, 26 de março de 2008

cavalos

qualé com a obsessão artística com cavalos? obviamente estou falando da gringa - pelo menos não me lembro de ter ouvido nenhuma canção falando que sonhou com um cavalo na língua mãe, ultimamente... mas para os anglófonos isso parece corriqueiro... senão, vejamos.

ontem eu estava ouvindo o third, do portishead, de novo. é tipo a terceira vez que escuto e as coisas ficam melhores, mas não mudam muito, tanto que desde a primeira audição a música que eu gosto mais é 'the rip'. e ontem deitadinha, que reparei pela primeira vez nos versos "white horses/ they will take me away".

a primeira coisa que me lembrei foi da pj ("horses in my dreams/ like weaves, like the sea" etc) e logo depois na horses dos rolling stones - que surgiu da primeira frase que a marianne faithfull falou quando saiu do come: WILD HORSES COULDN'T DRAG ME AWAY. no mesmo dia estava ouvindo belle and sebastian, depois de muito tempo, e daí enquanto cantarolava "get me away from here, i'm dying" estava vendo o encarte do if you're feeling sinister e por um acaso meus olhos pararam em judy and the dream of horses:

Judy, let's go for a walk
We can kiss and whatever you want
But you will be disappointed
You will asleep with ants in your pants
Judy, you're just trying to find and keep the dream of horses
And the song she wrote was Judy and the Dream of Horses
Dream of Horses
You dream of horses

judy é a garota que se doou para os livros e se dedicou a ser a número 1 e de repente se rebelou... essa musica é um pouco intrigante, eu acho. ela dorme sobre um livro e sonha com uma garota que roubou um cavalo, depois escreve uma canção chamada exatamente judy and the dream of horses, que já no primeiro versos dizem ser "the saddest song"...

a coisa fica mais dramática se você pensa em gente como bat for lashes ou my brightest diamond, com suas photoshoots cheias de cavalos... bat for lashes diz: horse and i, we're dancers in the dark (outra imagem, por sinal, muito batida em músicas e filmes, essa de dançar no escuro). my brightest diamond (adendo, acho esses dois nomes artísticos beeem fraquinhos, mas em música acho que bat for lashes tá na frente) lançou em 2006 seu primeiro disco, bring me the workhorse. nas fotos, ela e um cavalo preto, que também aparece, face to face, no ep disappear. em 2007 saiu o disco com remix, tear it down, que traz um esboço de dois cavalos na capa. na estréia duas músicas citam cavalos, riding horses e workhorse.






patti smith lançou horses, múm tem o HIT i was her horse, vaselines tem o the day i was a horse e por aí vai. mas são um pouco diferentes desses cavalos como visões, como forças da natureza, de liberdade (talvez o da patti tenha 1 pouco disso).

para ver uma lista mais country-boy de músicas de cavalo: http://www.potomachorse.com/songs.htm

pra ficar na área da poesia, sempre bom lembrar que ariel da sylvia plath é sobre um cavalo:

Stasis in darkness.
Then the substanceless blue
Pour of tor and distances.

God’s lioness,
How one we grow,
Pivot of heels and knees!—The furrow

Splits and passes, sister to
The brown arc
Of the neck I cannot catch,

Nigger-eye
Berries cast dark
Hooks——

Black sweet blood mouthfuls,
Shadows.
Something else

Hauls me through air——
Thighs, hair;
Flakes from my heels.

White
Godiva, I unpeel——
Dead hands, dead stringencies.

And now I
Foam to wheat, a glitter of seas.
The child’s cry

Melts in the wall.
And I
Am the arrow,

The dew that flies
Suicidal, at one with the drive
Into the red

Eye, the cauldron of morning.