100 melhores livros da década, segundo a times
acabei de ler a lista com os 100 melhores livros da década da times. é, a década tá acabando (embora eu sempre fique confusa com se é 2009 ou 2010, por exemplo, a mídia sempre lembra rs) e esse tipo de lista está pipocando. a lista tem umas coisas meio estranhas, embora eu não seja referencial para. apesar de gostar muito de ler, admito que sempre me sinto defasada em literatura contemporânea. é mais fácil ler os clássicos, tanto por a gente meio que já saber o que deve ser lido - por ser revolucionário, inovador, bom pra caralho etc, como pela facilidade de acesso. os clássicos a gente encontra em qualquer esquina, em qualquer ediçãozinha. os livros contemporâneos são lançamentos que até os sebos cobram uns 40 conto por, alguns. eu me esforço, tento acompanhar a crítica, opinião de amigos, o diz-que-diz, mas sempre tem algum escritor que você ainda não pode ler, ou leu só o principal livro para saber mais ou menos whats all about etc.
dito isso, eu meio que esperava que algum livro do cormac mccarthy estive na dianteira, e realmente estava - o the road, que li esse ano. aliás, vou colocar aqui os 10 primeiros logo.
1. the road, cormac mccarthy (2006)
2. persepolis, marjane satrapi (2003)
3. dreams from my father, barack obama (2004)
4. masterworks of the classical haida mythtellers trans robert bringhurst (2002)
5. suite française, irène némirovsky (2006)
6. the tipping point: how little things can make a big difference, malcolm gladwell(2000)
7. life of pi, yann martel (2002)
8. payback: debt and the shadow side of wealth, margaret atwood (2008)
9. atonement, ian mcewan (2001)
10. the da vinci code, dan brown (2003)
como se pode ver, a lista mistura literatura com livros de pesquisa, HQs, alguns meio vibe auto-ajuda, inteligente ou não (freakanomics), coisas como o livro do obama, que entra pelo que representa. o times abraçou totalmente o SUCESSO DE MASSA, botando o código da vinci em décimo (curiosamente, o livro lidera a lista de 5 piores livros da década, feita também pelo times) e jogando até um abusivo crepúsculo mais pra trás. outra coisa estranha: war and peace aparece em décimo primeiro, por conta de uma nova tradução. really? não só jogam um livro de séculos atrás na lista da década 00 como, já que jogaram, ainda botam atrás de coisas como o código da vinci? tadinho do tolstoi rs. e isso dizendo que eu nem sou hater do dan brown, pelo menos não nesse livro.
sei lá, viu. lista completa aqui.