quinta-feira, 20 de agosto de 2009
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
bike em salvador
oe. agora que retomei a PEDALADA em salvador city gostaria de tecer alguns comentários sobre; primeiro saliento que estou andando somente em vias apropriadas, no geral, AKA ciclovias. infelizmente a terrinha só oferece ciclovia no sentido itapuã-piatã-lauro de freitas-hell. quem quiser pedalar sentido ondina-barra vá por sua conta, risco e pela pista, claro (lembro sempre que é proibido pedalar em calçadas e também certas calçadas do rio vermelho e de ondina são tão ESTREITAS que só artista pra pedalar ali supondo existência de PEDESTRES). pretendo me aventurar no meio dos carros em breve, quando passar para o nível dois.
no momento ainda estou me familiarizando com uma bike grande e pesada e retomando o ritmo - zero de preparo anyways. nada melhor que uma cicloviazinha para dar uma força nesse processo, né? vamos lá.
parte 1:: PITUBAVILLE
começo a minha pedalada quase no início da ciclovia em si (um pouco depois do ponto das baianas em amaralina). esse pedaço do princípio só tem um FAIL que é o fato de interromperem a ciclovia por conta de um ponto de ônibus em frente a um desses flats. não sei porque não puxaram por trás, como fizeram com os outros, mas sempre tenho que descer e arrastar a bike porque tem muita gente e tal. de resto, é um trecho sussa, plano e bem pavimentado.
parte 2:: COSTA AZUL
na transição entre as duas partes, a ciclovia simplesmente para. na região onde ficava o clube português, construiram uma praça e não se deram ao trabalho de fazer acesso para ciclistas (a praça tem dois níveis separados por ESCADINHA). esse é o único pedaço em que pedalo na calçada, até porque é bem larga e não é de pedra portuguesa (kkk), é bem gostosinha de andar de bike. parece até mesmo PROPOSITAL. é verdade que depois do parque (o lado perto do mar faz parte do parque costa azul também? anyways)é exatamente o pedaço onde a prefeitura está empacada agora (só no meu ponto de ônibus foram uns 3 anos, abs) e tem trechos de trânsito PRECÁRIO. e também é o lugar com mais pedestre CLUELESS, acho que porque tem mais ESTUDANTES.
parte 3:: JARDIM DE ALAH
pior parte evah. não sei em termos técnicos, mas a pavimentação ali é diferente. não é aquela tradicional ciclovia cor sabre; parece asfalto, mas pedalar ali é bem mais pesado que no próprio asfalto. enfim, não sei se é minha bike, mas às vezes parece que vou PARAR, enfim, uó. fora que essa ciclovia tem um desnível que implica numa ladeirinha que é FATAL na volta (sempre desço e empurro, porque subir ladeira sem marcha NOT). sempre pedalo à direita (não sei pq, mas noto que as pessoas meio que fazem o mesmo) e quando estou voltando pra casa via jardim de alah, to cansada, vampirizada, subo a ladeirinha andando e aí entro naquela ciclovia maldita que é uma CALÇADA, a rigor, e morro de medo de me atrapalhar e ir parar na frente de um carro aka MORRER. quer dizer, no trecho seguinte, rumo ao aeroclube, andamos lado a lado dos carros também, mas pelo menos é no mesmo NÍVEL e separado por aqueles tijolinhos amarelos (sorry, não sei o nome). enfim, não curto muito esse pedaço.
parte 4:: aeroclube
SUBLIME. é verdade que não gosto de pedalar ao lado dos carros na ciclovia e tals, mas quando você chega lá pelso fundos do aero começa a melhor parte so far da minha pedalada. você se afasta mais das vias, da fumaça e dos barulhos. n'um primeiro momento, é só ciclista, passante & o mar. depois fica ainda melhor, no caminho embrenhado que é só para ciclistas. não se ouve a cidade, em alguns pontos sequer é possível ver a pista. BUCOLICO kk. true fato que geralmente tem alguém por ali e a configuração do lugar faz a luzinha da CILADA acender no cérebro, mas, well, quem tem medo não vive. e tem um postinho vagabundo da guarda municipal logo na saída. sou/adoro/eterna. tem uma pista para bikecross ABANDONADA no meio e tudo.
parte 4:: clube do bahia e região
uma pedalada ok. nessa hora o corpo já embalou, a ciclovia é quase toda boa (pequeno trecho similar à do jardim de alah), muita gente jogando bola e afins. um punhado de surfistas perdidos.
só pedalei até o início de itapuã, quando comecei a pensar na volta e também já começa a escurecer (not ready yet) e tomo o rumo de casa. quase tudo piora na volta, claro. as pernas já querem um tempo, todo mundo na rua já tem cara de TRABALHO etc. um pedaço que fica mais gostoso é no costa azul, porque só pego a ciclovia na ida geralmente quando entro no parque (porque a "entrada" da ciclovia é uma ladeirinha armengada ligada à calçada). na volta, a ciclovia se integra ao parque sussa e volto por ela sempre. fica abaixo da calçada, então também não vemos os carros e até ouvimos bem menos (o barulho do mar ao lado bem mais forte) e sempre tem coisas INSÓLITAS naquela prainha à beira do clube português. hoje tinha uns 4 homens lavando meia dúzia de cavalos. sempre acho cavalo na cidade um anacronismo, por mais PMs montados que eu veja, por mais calvagadas na ladeira da barra que presencie (ok, só foi uma vez, mas sei que rola sempre).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
*porque é tão difícil para motoristas e ciclistas entenderem que a prioridade sempre será dos pedestres? diz a lei de trânsito (para vias compartilhadas) e diz o BOM SENSO. mesmo que o pedestre seja sem noção e esteja errado, um choque sempre vai ser pior para ele. etc. dito isso, o que tem de pedestre sem noção realmente é fogo. primeiro que em pontos com a)calçada e b)ciclovia é incompreensível tanta gente vagar pela ciclovia. para o pedestre pode não fazer tanta diferença, ta só caminhando, mas para quem pedala é uó. alguns andam tipo NO MEIO, atrapalhando até ultrapassar. nas vias compartilhadas também podia rolar mais compreensão, mas volta e meia o ciclista tem que se jogar para algum ponto pior para desviar e tal. ok. faz meio que parte da PUTARIA DO TRÂNSITO, todo mundo circulando por tudo que é canto e o pior, sem bom senso. quando eu pedalo naquele trecho da calçada eu sei que se SURGIR UMA PESSOA DO CHÃO, a culpa de um choque sempre será minha. ando no maior cuidado e tudo.
no mais, hoje estava voltando para casa, já no TRANSITO, e pego várias rotatórias para chegar. deus sabe que odeio rotatórias. todo mundo fura todo mundo, todo mundo quer ser esperto e desviar etc. um senhor de uns 50 anos, pedestre, falou para eu passar (tinha parado para esperar que ele atravessasse), mas duas pedaladas depois parei porque vinha um carro e é claro que não vou ME JOGAR para ver se o carro para - e ele diminuiu mas não parou abs. as rotatórias são tensas pq os pedestres também estão tensos e ficam superatentos aos carros e jamais vão ver que vem uma bicicleta ali por trás etc. sempre vou diminuindo, me desviando de gente, de carros, da porra toda. HELL.
ALEATORIEDADES
*sobre as pessoas na ciclovia: claro que existem mais pedestres que ciclistas. muita gente ANDANDO, CORRENDO etc. é tipo uma febre de saúde hoje em dia. esses corredores são muito variados. sempre tem um punhado de meninas que decide "ir caminhar" com as amigas e tem aquelas caras de que não fazem isso rotineiramente; tem os clueless e tem os ATLETAS, gente malhada, com roupas apropriadas, ipod no braço etc. nos ciclistas é meio assim também. gente clueless como eu, os true ciclistas aparamentados (poucos) e a massa sobre as magrelas, que, sem preconceitos social, são os homens de classa baixa na faixa dos 20-40 anos, que pisam DI CUM FORÇA. muitos desses passam por mim nos momentos em que estou QUASE PARANDO e lançam uma palavra de incentivo mix bulin (leitura fica a critério do freguês).
*playlist - estava andando sem música, mas hoje fiz o teste e foi mais ou menos. botei no shuffle da minha playlist de músicas preferidas do ipod e ainda assim a seleção foi UÓ. dica do unvierso para não repetir? pq não é bom para o fôlego cantar, como faço invariavelmente e tal. pontos altos: your hand in mine, que EMBELEZA TUDO, e a menina scout (BIG BAD MAN, I'M GONNA COOK YOU SOME REEEAL FOOOD).
ABS.
paz
por Unknown às 6:06 PM
Marcadores: bicicleta, random thoughts, salvador