sábado, 1 de novembro de 2008

LANE: That's what you get, folks, for making whoopee.

O segundo episódio começa com luke dirigindo, chegando na casa de Chris, bate na porta e dá um murro nele, fim.



Depois mais pra frente lorelai e ele se encontram pela primeira vez depois de tudo e ele fica naquela coisa “eu to bem” passivo-agressivo. É mais ou menos assim:


- eu to bem. Esmurrar Christopher serviu pra mim.

- vc esmurrou o Christopher?

- seu namorado não te contou? Vcs precisam trabalhar melhor na comunicação.

- larga disso, ele não é meu namorado.

- tudo bem se for, eu estou bem, não ligo pra quem vc namora.

- ah, então quando pensar em bater em alguém não bata. Vc tem que descontar sua raiva em mim. Sou eu que mereço.

- eu estou bem, vc que está insistindo. Nós não vamos casar. Grandes coisas.

- Grandes coisas?

- é, vc que me pediu em casamento mesmo.


Touché.

Depois lorelai faz a melhor fake Ásia pra rory (tudo soa um exagero desnecessário para mim e sim, há exageros que não desagradam e não passam a idéia de tão inúteis), pq rory e Logan iam para Ásia, mas não rolou pq ele foi trabalhar em Londres e tal. No meio da brinks, a secretaria eletrônica atende uma ligação de Christopher falando que lorelai ta evitando ele, e citando a noite que tiveram... aí elas duas brigam e rory é bem dura e como lorelai ta culpada fica aquele tom de desculpas. A rory fecha com esta: “you know what, mom? If you’re heartbroken, rent an affair to remember, have a good cry, and drown your sorrows in a pint of ice cream. You get a hideously breakup haircut. You don’t sleep with dad”. Ouch.



A melhor defesa que a lorelai consegue é um “i’m not perfect”, que fica aí de ressalva para todos groupies cegos da lor.


A parte da rory nesse epi é ficar catching up com Lane, que voltou da lua de mel no México. É nesse epi que a recém-casada descobre que está grávida. Lane fica freaking out falando que vai ser uma mãe ruim, que não sabe de nada, e aí rory fala que ninguém é perfeito, nem mesmo mães...


Luke janta com Liz e TJ, e debatem o término dele com lorelai, e ele fala que não foi nada, foram eles mesmos, eles não ‘belonged together’, aí é o prenúncio para quando ele reencontra lor no mercado ele falar: agora cada um volta pro que era, vc compra café, eu sirvo. We’re not right together, you don’t belong to me, you belong to someone like Christopher – o que em tipo muitos níveis faz sentido, mas que mata a lorelai – e todos java junkies.



Ela ta arrasada em casa, aí rory chega pra consolar, sem palavras, só assim.


the long morrow

um dia desses, nesta semana, passei pelo quarto e minha irmã estava assistindo gilmore girls na warner. meio hipnotizada, parei também. depois comentamos desta idiotice de ficar vendo na tv quando podemos ver na nossa ordem, o que quisermos, quando quisermos, porque tenho todas as temporadas em dvd. mas tem algo de mágico em assistir algo assim, de surpresa, uma reprise aleatória (vi tipo 1 minuto, era algo da sexta temporada).

passei uns dois dias sentindo uma saudade louca de gilmore girls. eu fico tranks boa parte do tempo, mas tem vezes que me sinto SUFOCADA DE AMOR por essa série (isso meio que acontece com tudo que gosto muito, de vez em quando sinto tanta identificação que me desnorteia). esta é tipo minha série, e eu vejo várias, gosto de várias, tenho algumas aqui para rever sempre, mas como esta não tem igual.

tinha esse plano de rever gilmore girls toda em seqüência, tipo uns dois ou três por dia, mas quando eu estava acabando a primeira arrumei um emprego que estragou tudo. hoje decidi assistir algo e fiquei meio em dúvida do que. já vi todos os episódios, e as três primeiras temporadas sei de trás pra frente (já revi a terceira n vezes), então fiquei entre as últimas. resolvi assistir a última. eu só comecei a baixar gilmore girls na sexta temporada. até a quinta eu via na tv, na warner, na quinta-feira. pensei em retomar da quarta, que seriam as que eu tinha visto menos, mas não faz sentido pq não vou seguir. sortei uns números aleatórios no random.org, mas admito que trapaceei (tipo, o primeiro episódio que jason "mala" stiles aparece? acho que não.

acabei me decidindo por ver a sétima temporada, que é realmente a que conheço menos.

ah, the long morrow. quando saíram as primeiras imagens todos queriam se enganar e acreditar que aquele braço ao redor da lorelai não era do christopher - apesar da temporada anterior ter terminado com ela batendo na porta dele, depois de brigar com luke. puff, um segundo pra destruir os corações dos shippers, fãs e idolatradores da lor: a temporada, para ela, começa deitada aparentemente sozinha na cama, e aí chris vai aparecendo... é seco, duro e horrível, é de partir o coração e lorelai fica desconfortável o episódio todo, como nós, os telespectadores. assim que escapole da casa do chris, mega desconfiada, vejam a cara dela de FIZ MERDA:

ela chega em casa, encontra babette e continua desconfiada - porque ela sabe da briga, sabe que lorelai não dormiu em casa, sabe que luke não ligou... e quando sai, tchazan, lá está luke, fazendo o número mega didátido do "eu sou lento, ora bolas". "there is no us", diz lor para ele. "it was over last night and it's over now. it's over" - aqui buscando dizer que eles tinha terminado e, portanto, não havia traição: uma tecnicalidade que não engana ninguém. a melhor coisa para expressar o que GERAL sentia, a consternação mix mágoa, é a cara e o "oh" da sookie quando lorelai conta que dormiu com chris. lorelai tá tipo "nós brigamos" e ela fica "todos brigam", "nós terminamos", "ah, vcs voltam" e aí ela joga que dormiu com christopher. sookie morre, claro, mas uns dois segundos fala o BASICAO: não revele nunca.


depois rory chega lá mas não quer falar sobre a falta de logan - rory começa o episódio sozinho na cama e depois vendo o presente que o namorado deixou pra ele, um foguete brinks - e lorelai não quer falar sobre o término com luke, aí elas decidem "não falar" ("who says we always have to be talking?", a piadinha com o talktalktalk que faz a série ser o que é) e para isso decidem praticar um esporte como a única maneira de evitarem a conversa - o que, no calor da hora, acaba saindo meio forçado. e é claro que dá errado. rory fica tentando descobrir o que o presente significa - ela finge no telefone com logan que entendeu o significado por trás do foguete, e lorelai sempre se esquivando de falar o que rolou com luke.


depois lorelai tá se "livrando das coisas de luke" e conta a versão resume dos fatos lá pra rory, que fica toda com pena (quando em um epi mais pra frente ela descobre que lorelai tipos deu pro chris ela fica toda puta, a rory sempre teve mais moral, sem ser moralista, que a lorelai, fora um senso de responsabilidade, no geral).

luke depois tem uma explosão didática com um cara que vai consertar a loja ("estou pensando, vocês não podem me dar um tempo???"). acho uó. luke não é lento, ele é sólido. ele sempre gostou da lor, e sempre fui super ligado em QUALQUER alteração de humor dela, até antes deles começarem a namorar, na época do crush e tudo mais, então fingir que não viu e que tava processando, mesmo com toda april stuff, não colou muito pra mim nunca.

aí vem o clueless do chris dizer que curtiu a noite. lorelai fica tipo "sai dessa, man" e vc pensa que vai ficar por aí, então a insistência dele e no final, no desenrolar da temporada, o fato deles acontecerem é meio brinks.

corta pra parte da MORTE. luke vai lá, todo empacotado, chamando lorelai para elope. e ela fica lá com aquela cara louca de fiz merda mix mágoa mix consternação que é a descrição deste episódio até que fala: i slept with christopher, pra luke parar de insistir. ele vira e vai embora sem um "a". a lorelai fala até tímida, e depois olha pra baixo toda retraída, mas acho que ela tinha a necessidade de falar, sei lá, sempre achei que ela ia falar - da primeira vez que os dois se encontram no episódio ela nem consegue falar com ele direito, olhá-lo. termina assim, com luke dando a partida no carro e lorelai vendo, seco e triste.

toda a parte de rory é meio boring, aquela coisa do foguete, e será-que-eu-e-logan-estamos-juntos-apesar-dele-estar-em-londres, mas é sussa. rory por sinal tá com um cabelo mágico nesse episódio.

o braço da discórdia

foi um começo de tempora polêmico, mas eu considero bem bom. o episódio corre rápido, é emocionante e tal. a temporada começou bem e terminou bem, só no meio que teve uns tropeços.